Cenas impressionantes em uma nova perspectiva

10

A empresa de efeitos especiais WETA, (a mesma que trabalhou nos filmes “Senhor dos Aneis”, “Mad Max” e outros.) reproduziu em uma exposição para o publico, cenas da Batalha de Dardanelos. em uma perspectiva, digamos: Gigante!!!

Essa batalha teve como palco a península de Galípoli na Turquia, de 25 de abril de 1915 a 9 de janeiro de 1916, durante a I Guerra Mundial. Foi uma das campanhas mais custosas e trágicas da guerra. Forças britânicas, francesas, australianas e neozelandesas desembarcaram em Galípoli, numa tentativa de invasão da Turquia e captura do estreito de Dardanelos. A tentativa falhou, com pesadas perdas para ambos os lados. Os aliados se retiraram do local durante os meses de dezembro de 1915 e janeiro de 1916.

As divisões ANZAC (Australian and New Zealand Army Corps) se viram especialmente danificadas, e esta campanha passou a significar certa dissensão por parte do aliados oriundos da Nova Zelândia e da Austrália, que acusaram as tropas britânicas de arrogância, crueldade e inaptidão, bem como principais responsáveis pelo fracasso das operações. O Anzac Day (25 de abril) continua a ser a comemoração mais significativa dos veteranos na Austrália e na Nova Zelândia, superando o Dia do Armistício.

A Campanha de Galípoli repercutiu profundamente em todas as nações envolvidas. Na Turquia, a batalha é percebida como um momento definitivo na história da nação — a defesa final da terra-mãe após séculos de desintegração do Império Otomano. A luta estabeleceu as bases para a Guerra de Independência Turca e a fundação da República Turca oito anos mais tarde, sob Atatürk, ele próprio um comandante em Galípoli.

Para comemorar a data e mostrar a crueza da batalha, o pessoal da Weta criou enormes esculturas fotorrealistas de cenas da batalha. São dioramas onde você se sente pequeno diante da cena. O contrario que o plastimodelismo faz. Cada figura pesa entre 90 kg e 150 kg, e todos os oito personagens tomaram 24 mil horas para construir e instalar, a um custo de 8 milhões de dólares.

8 1 2 3 4 5 6 7 9

Avalie o Post
Avaliação do usuário
3.6/5

Posts Relacionados

Entusiasta da tecnologia, apaixonado pelos seus filhos Máximo e Julia e sua esposa Juliana. Mantém este blog por diversão, nas horas vagas, publicando assuntos que considera relevante compartilhar. Desde seus gostos pessoais de séries de TV, cinema, política, entretenimento e esporte, bem como assuntos profissionais da área que atua.

Tem algo a dizer:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*